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A ansiedade é um problema comum em crianças e adolescentes autistas, impactando significativamente sua saúde mental e bem-estar diário. Uma pesquisa recente investigou a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) online, liderada pelos pais e com apoio de terapeutas, como uma alternativa acessível e de baixo custo ao tratamento tradicional. O estudo, que envolveu 57 jovens autistas com transtornos de ansiedade, buscou identificar fatores que pudessem prever os resultados do tratamento.

Os resultados revelaram que a gravidade da ansiedade no início do tratamento estava associada a uma maior melhora nos níveis de ansiedade, tanto na avaliação dos pais quanto dos terapeutas. Surpreendentemente, o estudo também indicou que menos problemas de comportamento externalizante (como agressividade ou impulsividade) estavam ligados a uma maior redução da ansiedade relatada pelos pais, com uma tendência similar observada na avaliação dos terapeutas. Outros fatores, como comportamentos repetitivos, habilidades intelectuais verbais e etnia, não tiveram um impacto significativo nos resultados do tratamento.

A principal conclusão do estudo é encorajadora: jovens com diferentes níveis de ansiedade podem se beneficiar de uma abordagem terapêutica mais leve, desafiando a ideia de que intervenções de baixa intensidade são adequadas apenas para casos de ansiedade leve. No entanto, os pesquisadores ressaltam a importância de considerar as necessidades de jovens com problemas de comportamento mais graves, sugerindo que estratégias adicionais podem ser necessárias para otimizar os resultados do tratamento. Estudos futuros com amostras maiores e grupos de comparação são cruciais para confirmar esses achados e refinar a TCC online para essa população específica, buscando oferecer um suporte mais eficaz e personalizado.

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