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A habilidade de realizar cálculos de calendário, como determinar o dia da semana de uma data específica em segundos, é uma capacidade notável exibida por alguns indivíduos autistas. Essa habilidade, que envolve uma velocidade e precisão surpreendentes, tem despertado o interesse de pesquisadores na área de neurociência e cognição. Uma revisão sistemática de 100 anos de pesquisa investigou a fundo essa peculiaridade, buscando entender os mecanismos por trás do processamento de informações e aprendizado em pessoas autistas.

O estudo, que analisou 76 artigos documentando 105 calculadores de calendário ao longo de um século, investigou as características clínicas desses indivíduos, seu desempenho cognitivo, o desenvolvimento e os correlatos comportamentais dessa capacidade. Além disso, foram avaliados os resultados de exames de imagem cerebral realizados durante tarefas de cálculo de calendário. Os resultados indicaram uma forte associação entre o cálculo de calendário e o autismo, com a habilidade sendo frequentemente adquirida de forma implícita e autodidata, geralmente durante a idade escolar.

A pesquisa revelou que os participantes com essa habilidade tendem a demonstrar capacidades cognitivas superiores em suas áreas de interesse em comparação com outros domínios. Curiosamente, quando avaliados com ferramentas padronizadas, seu desempenho geralmente se encontra dentro da faixa de QI total baixa. Os exames de imagem cerebral revelaram a ativação de três diferentes redes neurais durante as tarefas de cálculo de calendário: memória, visual e aritmética. Este conhecimento permite aos pesquisadores estabelecer as características comuns dos calculadores de calendário e identificar lacunas no conhecimento relacionadas à aquisição desta fascinante habilidade. A revisão buscou consolidar o conhecimento existente e estimular futuras investigações para desvendar os mistérios por trás do cálculo de calendário em indivíduos autistas, contribuindo para uma melhor compreensão do funcionamento do cérebro e da cognição humana.

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