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A crescente utilização de dispositivos móveis tem levantado sérias preocupações sobre a segurança no trânsito. Um estudo recente, publicado na revista PLoS One, investigou o impacto da distração causada por conversas em modo mãos-livres e mensagens de texto na performance de motoristas em diferentes condições de tráfego.

A pesquisa utilizou um simulador de direção para avaliar o comportamento de 40 participantes em seis cenários distintos: fluxo livre, fluxo coerente, fluxo sincronizado, alta densidade (engarrafamento), recuperação de engarrafamento e prevenção de colisões. Os participantes foram divididos em três grupos com base em seus estilos de direção – agressivo, moderado e conservador – utilizando a técnica de k-means clustering. Os resultados revelaram que o impacto da distração varia significativamente de acordo com o estilo de direção e a condição do tráfego.

Curiosamente, a conversa em modo mãos-livres não afetou negativamente a precisão na manutenção da faixa (medida pelo Desvio Padrão da Posição Lateral, SDLP) em condições de fluxo livre. Em algumas situações, como em fluxos coerentes e sincronizados, observou-se até uma melhora no SDLP para os motoristas conservadores e moderados. No entanto, o uso de mensagens de texto geralmente aumentou o SDLP para os motoristas moderados e conservadores em condições de fluxo livre e coerente. Além disso, tanto a conversa em modo mãos-livres quanto o envio de mensagens de texto aumentaram significativamente o Tempo para a Localização Inicial da Frenagem (TIBL) para os grupos moderados e conservadores, indicando um atraso na reação em situações de emergência. Estes achados são cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas e campanhas de conscientização sobre os perigos da direção distraída.

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