Intervenção Combinada Aprimora Desenvolvimento Cognitivo em Crianças com Autismo
Um estudo recente investigou a eficácia de combinar duas abordagens terapêuticas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o Modelo Denver de Início Precoce (ESDM) e o programa TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Distúrbios da Comunicação). A pesquisa buscou determinar se a integração dessas duas metodologias resulta em benefícios clínicos superiores em comparação com a utilização do ESDM isoladamente.
O estudo retrospectivo observacional envolveu 264 crianças com TEA, com idades entre 24 e 60 meses. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo controle que recebeu apenas terapia ESDM e um grupo de observação que recebeu ESDM combinado com TEACCH durante um período de seis meses. Os resultados foram avaliados utilizando o Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC) e o Psycho-Educational Profile, Third Edition (PEP-3). A comparabilidade inicial entre os grupos foi confirmada pela versão chinesa da Childhood Autism Rating Scale (CCARS).
Os resultados demonstraram que ambos os grupos apresentaram melhorias significativas após a intervenção, porém o grupo de observação, que recebeu a intervenção combinada, exibiu ganhos ainda maiores. As pontuações no ATEC diminuíram significativamente mais no grupo combinado em comparação com o grupo controle. Adicionalmente, as pontuações cognitivas no PEP-3 mostraram uma melhora superior no grupo que recebeu ESDM e TEACCH. A pesquisa concluiu que a intervenção integrada ESDM e TEACCH é mais eficaz do que o ESDM sozinho no aprimoramento do desenvolvimento cognitivo e na redução da gravidade dos sintomas em crianças pequenas com TEA. Isso sugere que uma abordagem combinada pode ser mais benéfica para promover o desenvolvimento e o bem-estar de crianças no espectro autista.
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