Exercício e Obesidade: Qual o Melhor Treino para Homens?
Um estudo recente investigou como diferentes tipos de exercícios físicos impactam a saúde metabólica de homens com obesidade. A pesquisa focou na modulação de hepatocinas, substâncias produzidas pelo fígado que desempenham um papel importante no metabolismo. O objetivo era comparar os efeitos de 12 semanas de treinamento aeróbico contínuo, Tabata (treino intervalado de alta intensidade) e HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) nos níveis de diversas hepatocinas, incluindo fetuína-A, fetuína-B, fator de crescimento de fibroblastos 21 (FGF-21), inibidor do ativador de plasminogênio-1 (PAI-1), proteína 1 semelhante ao fibrinogênio (FGL1) e selenoproteína P.
Quarenta e quatro homens obesos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: um grupo controle (sem exercício), um grupo de treinamento de resistência (aeróbico contínuo), um grupo Tabata e um grupo HIIT. Os programas de treinamento duraram 12 semanas, com três sessões por semana. Cada sessão consistia em aquecimento (10 minutos), treinamento principal (40 minutos) e resfriamento (10 minutos). As medições foram realizadas antes do início dos protocolos de intervenção e novamente após a última sessão de treinamento.
Os resultados mostraram que a atividade física durante 12 semanas levou a diminuições no peso, IMC (Índice de Massa Corporal), percentual de gordura, fetuína-B, FGF-21, FGL-1 e selenoproteína P. A maior redução foi observada nos grupos Tabata e HIIT. Especificamente, a redução na fetuína B foi maior nos grupos HIIT e Tabata em comparação com o grupo controle. As reduções em FGF-21 foram maiores nos grupos de treinamento de resistência, HIIT e Tabata em comparação com o grupo controle. Da mesma forma, as reduções em FGL-1 foram maiores nos grupos de treinamento de resistência, HIIT e Tabata em comparação com o grupo controle. Este estudo sugere que diferentes modalidades de exercício podem ter efeitos benéficos na modulação de hepatocinas em homens com obesidade, com o Tabata e o HIIT demonstrando resultados particularmente promissores.
Origem: Link