Testes Psicocomotores na Aviação Militar: O Impacto do Treinamento e Experiência
A seleção de candidatos para a aviação militar é um processo rigoroso que busca identificar indivíduos com aptidão para ambientes de voo exigentes. Tradicionalmente, as Forças Armadas dos EUA empregam avaliações baseadas tanto em conhecimento quanto em habilidades de raciocínio. No entanto, testes de processo de alto risco enfrentam o desafio da manutenção da ingenuidade dos participantes, um obstáculo crescente na era da informação digital.
Um estudo recente investigou os efeitos da prática em tarefas psicomotoras de rastreamento aéreo, componentes da Bateria de Testes de Seleção de Aviação (ASTB) da Marinha. A pesquisa envolveu 146 estudantes de voo naval e 119 marinheiros alistados, que realizaram a bateria psicomotora da ASTB seis vezes ao longo de dois dias. Os resultados revelaram significativos efeitos da prática, com mudanças na ordenação dos indivíduos ao longo das tentativas e indícios de que o desempenho psicomotor não se estabilizou mesmo após a sexta tentativa. Este achado sugere que a familiaridade com o teste pode influenciar os resultados, potencialmente comprometendo a validade da avaliação.
Além disso, o estudo encontrou correlações entre a experiência prévia com videogames de ação e simuladores de voo e o desempenho psicomotor. Embora a relação fosse fraca, houve alguma evidência de que a melhoria no desempenho estava ligada à experiência com jogos ou ao desempenho inicial. Surpreendentemente, as correlações entre o desempenho psicomotor e as pontuações finais do treinamento de voo naval permaneceram estáveis ao longo das seis tentativas. No entanto, simulações indicaram que a validade preditiva pode variar amplamente se os participantes tiverem diferentes níveis de prática. Estes resultados indicam que, embora a avaliação psicomotora da ASTB seja valiosa, ela pode se beneficiar de melhorias para otimizar a seleção de futuros aviadores navais.
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