Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

O controle da dor durante o trabalho de parto é uma preocupação central para muitas mulheres. Métodos não farmacológicos, como a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS), têm ganhado atenção como alternativas para o alívio da dor. A TENS é uma técnica não invasiva que utiliza eletrodos colocados na pele para enviar impulsos elétricos, buscando modular a percepção da dor.

Um estudo piloto recente investigou a eficácia de diferentes frequências de TENS na redução da dor durante o trabalho de parto. A pesquisa, conduzida em um hospital na Dinamarca, envolveu mulheres grávidas saudáveis que foram divididas em três grupos: um grupo recebeu TENS com frequências variadas (TENS1), outro com frequências altas (TENS2) e um terceiro recebeu um tratamento simulado (sham-TENS). Os resultados iniciais mostraram que, embora nenhuma das frequências de TENS tenha demonstrado uma redução significativa da dor em comparação com o grupo sham, o grupo TENS1 apresentou uma tendência de diminuição da dor, particularmente nos primeiros 10 minutos de estimulação.

Os autores do estudo sugerem que uma investigação mais ampla, com um tamanho de amostra maior, focada na frequência variada utilizada no TENS1, poderia revelar se essa abordagem tem o potencial de reduzir a dor em mulheres em trabalho de parto. A pesquisa destaca a importância de considerar abordagens não farmacológicas e neuromodulatórias para o manejo da dor durante o parto, oferecendo uma possível alternativa ou complemento aos métodos tradicionais. A TENS se mostra uma área de pesquisa promissora para oferecer mais opções de alívio da dor para as futuras mamães.

Origem: Link

Deixe comentário