TDAH e Distúrbio do Desenvolvimento da Linguagem em Crianças: Um Estudo Detalhado
Um estudo recente investigou as particularidades do desenvolvimento neurológico em crianças pré-escolares diagnosticadas com Distúrbio do Desenvolvimento da Linguagem (DDL), com foco especial naquelas que também apresentam Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A pesquisa buscou identificar diferenças significativas nos perfis de desenvolvimento e possíveis fatores de risco associados à comorbidade entre DDL e TDAH.
O estudo envolveu 181 crianças entre 24 e 60 meses, divididas em dois grupos: um com DDL isolado e outro com DDL e TDAH. Os pesquisadores utilizaram o Denver Developmental Screening Test II (Denver II) e o Turkish Early Language Development Test (TEDIL) para avaliar o desenvolvimento das crianças. Além disso, coletaram dados sociodemográficos e clínicos por meio de entrevistas com os pais e realizaram uma avaliação psiquiátrica abrangente. Os pais também responderam a questionários sobre o comportamento dos filhos, incluindo o Conners’ Parent Rating Scale-Revised: Short Form (CPRS-R: S), o Aberrant Behavior Checklist (ABC), o Dunn Sensory Profile Questionnaire (DSP) e a Social Responsiveness Scale (SRS).
Os resultados revelaram que crianças com DDL e TDAH apresentaram menor duração do sono, maior dificuldade para adormecer, maior resistência ao sono e mais despertares noturnos em comparação com aquelas com DDL isolado. Os pais também relataram maior incidência de diarreia e constipação, além de menores pontuações em linguagem expressiva e habilidades motoras finas. Dificuldades comportamentais, cognitivas e sensoriais, bem como traços autistas, foram mais evidentes nas crianças com DDL e TDAH. A análise de regressão logística identificou que habilidades motoras finas mais baixas, pontuações mais altas no SRS-T e no ABC-T foram preditores significativos da comorbidade com TDAH. Esses achados reforçam a importância de avaliações multidimensionais em diversas áreas do neurodesenvolvimento para crianças com DDL, visando um diagnóstico mais preciso e um plano de intervenção individualizado. A identificação precoce dos fatores de risco associados ao TDAH em crianças com DDL pode contribuir para estratégias de tratamento mais eficazes e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
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