Qigong e Lesão Medular: Um Estudo sobre o Alívio da Dor e Qualidade de Vida
A dor neuropática crônica é uma realidade para grande parte dos indivíduos com lesão medular, impactando significativamente sua qualidade de vida. Medicamentos, embora frequentemente prescritos, nem sempre oferecem alívio completo e podem vir acompanhados de efeitos colaterais indesejados e risco de dependência. Nesse contexto, terapias complementares como o Qigong surgem como uma alternativa promissora.
Um estudo de viabilidade, denominado HAPPINESS, está explorando o potencial do Qigong para reduzir a intensidade da dor em pessoas com lesão medular e com disparidades de saúde. O objetivo principal é avaliar a viabilidade e a aceitabilidade do Qigong nesse grupo específico, bem como a adequação de um protocolo de estudo com um grupo de controle e medidas de resultado objetivas. A pesquisa busca identificar facilitadores e barreiras à participação em um estudo de Qigong, envolvendo pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.
O estudo adota um design de ensaio clínico randomizado, com participantes designados para um programa de Qigong remoto de 12 semanas ou para um grupo de controle. A intervenção de Qigong utiliza o vídeo “Five Element Qigong Healing Movements” do Spring Forest Qigong. Os pesquisadores coletarão dados sobre a viabilidade da intervenção, medidas de resultados relatadas pelos pacientes e dados objetivos de dispositivos como o Fitbit Charge 6. Os resultados deste estudo fornecerão informações valiosas para o desenvolvimento de estudos de eficácia em larga escala e para investigar o Qigong e outras abordagens mente-corpo para a saúde integral de adultos com distúrbios crônicos ou neurológicos, incluindo aqueles com disparidades de saúde. O estudo está registrado no ClinicalTrials.gov sob o identificador NCT06140355.
Origem: Link