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A avaliação remota do autismo em crianças tem ganhado destaque, impulsionada pela necessidade de superar barreiras geográficas, financeiras e de disponibilidade de serviços. Um estudo piloto recente explora a validade de uma observação breve e acessível, realizada remotamente, como ferramenta de avaliação do autismo.

O estudo comparou a observação remota com o Autism Diagnostic Observation Schedule, Second Edition (ADOS-2), um padrão ouro em avaliações presenciais de autismo. Os resultados mostraram uma alta correlação entre as duas avaliações, indicando que a observação remota pode ser uma alternativa viável e confiável. Além disso, a observação remota demonstrou sensibilidade e especificidade aceitáveis na previsão do diagnóstico de autismo.

Esses resultados preliminares são um passo crucial para garantir treinamento uniforme e procedimentos clínicos para a teleavaliação do autismo. A validação de ferramentas de avaliação remota pode facilitar o acesso a serviços especializados, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento ou que residem em áreas com poucos recursos. O estudo oferece um vislumbre promissor de como a tecnologia pode ser usada para aprimorar o diagnóstico e o suporte a crianças com autismo.

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