ECDSM2-15: Nova Escala para Avaliação Sensoriomotora em Bebês com Atraso Motor e Paralisia Cerebral
Um novo estudo publicado na revista Rehabilitacion introduz ajustes e valida a Escala de la Calidad del Desempeño Sensoriomotor (ECDSM2-15) como ferramenta eficaz para avaliar o desempenho sensoriomotor em bebês de 2 a 15 meses que apresentam atraso motor, risco de paralisia cerebral ou já foram diagnosticados com a condição. A escala busca identificar a qualidade do desempenho sensoriomotor, classificando as estratégias utilizadas pelos bebês durante comportamentos motores funcionais como típicas, atrasadas ou atípicas.
A pesquisa envolveu uma amostra significativa de 1.432 bebês para o ajuste das áreas de percentil e 371 bebês para a análise da sensibilidade à mudança. Os participantes foram recrutados em três centros de reabilitação infantil no Chile. O estudo estabeleceu cinco áreas de desempenho sensoriomotor: atípico, levemente atípico, atrasado com risco de atípico, atrasado e típico. A sensibilidade à mudança foi considerada significativa em todas as faixas etárias avaliadas, demonstrando a capacidade da escala em detectar progressos ou regressos no desenvolvimento motor.
A ECDSM2-15 se mostra uma ferramenta promissora para profissionais da saúde que trabalham com o desenvolvimento infantil. Ao classificar os bebês em diferentes áreas de desempenho sensoriomotor e demonstrar alta sensibilidade às mudanças, a escala pode auxiliar na identificação precoce de problemas motores e no acompanhamento da eficácia de intervenções terapêuticas. A identificação precoce e o acompanhamento preciso são cruciais para otimizar o desenvolvimento de bebês com atraso motor ou paralisia cerebral, permitindo intervenções mais direcionadas e eficazes.
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