Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

O esforço é fundamental para o desempenho humano, mas suas origens podem variar bastante dependendo da tarefa em questão. Embora tradicionalmente associado à dificuldade, o esforço também pode ser necessário para lidar com o tédio induzido pela tarefa. Uma pesquisa recente investigou as dinâmicas temporais do esforço relacionado ao tédio e à dificuldade durante tarefas cognitivas, analisando seus correlatos fisiológicos por meio da atividade eletrodérmica (EDA).

O estudo envolveu 95 participantes que realizaram duas tarefas Stroop (uma fácil e outra difícil), enquanto avaliavam repetidamente suas experiências de tédio, dificuldade da tarefa, esforços relacionados e fadiga. Cada tarefa Stroop foi seguida por uma tarefa de preensão manual. Os resultados revelaram padrões temporais distintos: o tédio, o esforço relacionado ao tédio e a fadiga aumentaram com o tempo, enquanto a dificuldade da tarefa e o esforço relacionado à dificuldade diminuíram. A tarefa Stroop fácil provocou maior tédio e fadiga, enquanto a tarefa Stroop difícil resultou em maior dificuldade e esforço relacionado à dificuldade. Isso sugere que suportar o tédio pode ser mais desgastante do que lidar com a dificuldade da tarefa.

Padrões fisiológicos distintos foram observados para as variáveis de esforço. Na tarefa Stroop fácil, a EDA foi positivamente associada ao esforço relacionado ao tédio, mas negativamente associada ao esforço relacionado à dificuldade. Nenhum efeito significativo foi observado na tarefa Stroop difícil. Além disso, nem o esforço relacionado à dificuldade nem o esforço relacionado ao tédio influenciaram o desempenho na tarefa de preensão manual. Esses resultados sugerem que compreender a natureza multifacetada do esforço exigido durante as tarefas e destaca o papel do tédio na moldagem das respostas cognitivas e fisiológicas durante o desempenho da tarefa é crucial para otimizar o desempenho e reduzir a fadiga mental. A distinção entre os correlatos psicológicos e fisiológicos do esforço relacionado ao tédio e à dificuldade pode levar a estratégias mais eficazes para manter o foco e a motivação em diferentes contextos.

Origem: Link

Deixe comentário