Treino Vocal Cantado Aprimora a Linguagem em Crianças Autistas
Um estudo recente investigou o impacto do treinamento vocal cantado no desenvolvimento da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa focou especificamente na capacidade de modular a ênfase prosódica, ou seja, a forma como a entonação e o ritmo da fala são usados para destacar informações importantes em uma frase. Essa habilidade é crucial para a comunicação eficaz, pois auxilia na compreensão e na expressão de nuances na linguagem.
O estudo envolveu crianças trilíngues com TEA que tinham o cantonês como língua materna e estavam aprendendo mandarim como língua não dominante. Os participantes foram submetidos a um treinamento intensivo de fala cantada, projetado para alinhar padrões melódicos com a ênfase prosódica do mandarim. Os resultados mostraram que o treinamento vocal cantado melhorou significativamente o uso da expansão do foco, que é o alongamento da duração das sílabas e o aumento da frequência fundamental da voz em palavras-chave. Esse efeito foi particularmente notável na marcação de foco não contrastivo, onde a ênfase é usada para destacar informações novas ou importantes, em vez de corrigir um equívoco ou fornecer um contraste.
Embora os efeitos na compressão pós-foco (a redução da ênfase em palavras após o foco principal) tenham sido menos evidentes, o estudo demonstra o potencial do treinamento vocal cantado como uma intervenção complementar para aprimorar as habilidades de processamento da fala em crianças com TEA. Essa abordagem, que se baseia nas semelhanças acústicas entre a música e a fala, pode oferecer uma maneira eficaz de melhorar a comunicação e a interação social de crianças autistas, especialmente em relação à aprendizagem de línguas não dominantes. O treino vocal cantado se mostra uma ferramenta promissora para auxiliar no desenvolvimento da linguagem e na qualidade de vida de crianças com TEA.
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