Validade do MABC-2: Desvendando a Coordenação Motora em Crianças
O Transtorno de Coordenação do Desenvolvimento (TCD), também conhecido como dispraxia, afeta a capacidade de uma criança de executar tarefas motoras com a coordenação esperada para sua idade. A identificação precoce é crucial para intervenções que podem melhorar significativamente a qualidade de vida dessas crianças. Uma ferramenta amplamente utilizada para essa identificação é o Movement Assessment Battery for Children, 2nd edition (MABC-2).
Um estudo recente investigou a validade estrutural do MABC-2 em crianças europeias e africanas com idades entre 7 e 10 anos, faixa etária em que o TCD é frequentemente diagnosticado. A pesquisa, que analisou dados de mais de 3000 crianças, revelou que a estrutura original do MABC-2, que define três domínios de habilidades motoras, pode não ser a mais precisa para representar o desempenho motor dessas crianças. Os resultados sugerem que uma estrutura de quatro domínios pode ser mais adequada, indicando que as habilidades motoras avaliadas pelo teste podem ser mais complexas e multifacetadas do que se pensava anteriormente.
A análise também apontou para variações significativas entre as amostras europeias e africanas. Por exemplo, o domínio de equilíbrio dinâmico teve maior peso na pontuação total das crianças europeias, enquanto a coordenação olho-mão/olho-pé foi mais relevante para as crianças africanas. Essas diferenças destacam a importância de dados normativos específicos para cada região, o que deve ser levado em consideração em futuros processos de padronização do teste. A remoção do item ‘desenho de trilha’ do modelo final também sugere que essa tarefa pode não ser tão eficaz na avaliação das habilidades motoras de crianças nessa faixa etária, pelo menos não da forma como está estruturada no MABC-2.
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