Histórias Sociais Digitais: Ferramenta Eficaz para Segurança em Desastres em Autistas
Em situações de emergência, como terremotos, a capacidade de reagir de forma rápida e segura é crucial, especialmente para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um estudo recente investigou a eficácia do uso de histórias sociais digitais no ensino de habilidades de segurança em caso de terremotos para alunos com TEA.
A pesquisa, publicada no Journal of Autism and Developmental Disorders, acompanhou o desenvolvimento de três alunos com TEA em uma classe de educação especial do ensino fundamental. Os participantes foram expostos a histórias sociais digitais que ilustravam a técnica ‘Abaixar, Cobrir e Segurar’ e os procedimentos de evacuação segura. Os resultados demonstraram que as histórias sociais digitais foram eficazes em ajudar todos os participantes a adquirir habilidades de segurança em caso de terremotos. Mais importante, a intervenção apoiou a generalização das habilidades para diferentes ambientes e a manutenção dessas habilidades durante as sessões de acompanhamento, que ocorreram na primeira, terceira e quinta semanas após a instrução.
As histórias sociais digitais se mostraram uma ferramenta valiosa para auxiliar no aprendizado e na retenção de informações importantes relacionadas à segurança em situações de desastre. Ao apresentar cenários e ações de forma visual e narrativa, as histórias sociais digitais ajudam a reduzir a ansiedade e a aumentar a compreensão, tornando o aprendizado mais acessível e eficaz para pessoas com TEA. Este estudo reforça a importância de abordagens inovadoras e personalizadas para promover a segurança e o bem-estar de todos, especialmente daqueles que podem enfrentar desafios adicionais em situações de emergência. A criação de um ambiente seguro e simulado também se mostrou crucial para o sucesso da intervenção, permitindo que os participantes praticassem as habilidades em um contexto controlado e sem riscos.
Origem: Link