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Um estudo recente publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders investigou a relação entre sintomas coexistentes e traços do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças e adolescentes. A pesquisa, parte do projeto Study to Explore Early Development (SEED), acompanhou participantes com TEA, outros distúrbios do desenvolvimento (DD) e um grupo de comparação populacional, desde a primeira infância até a adolescência.

Os resultados revelaram associações significativas entre problemas motores, sensoriais e de sono, e pontuações mais elevadas na Social Responsiveness Scale-2nd edition (SRS-2), um instrumento que mede traços autísticos. Especificamente, crianças com TEA e DD que apresentavam esses problemas coexistentes tendiam a mostrar traços autísticos mais acentuados. Além disso, o estudo indicou que habilidades cognitivas mais baixas na primeira infância, avaliadas pela Mullen Scales of Early Learning (MSEL), estavam ligadas a um aumento maior nos traços autísticos ao longo do tempo, particularmente nos grupos com TEA e DD.

Essas descobertas destacam a importância de identificar e intervir precocemente em problemas motores, sensoriais e de sono em crianças com TEA e DD. Intervenções que visam melhorar o funcionamento cognitivo na infância também podem desempenhar um papel crucial na modificação das trajetórias de desenvolvimento de traços autísticos. Ao abordar esses aspectos, os profissionais de saúde e educadores podem ajudar a promover um desenvolvimento mais positivo e adaptativo para crianças e adolescentes com TEA e outros distúrbios do desenvolvimento. A detecção e o tratamento precoces são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e maximizar o potencial dessas crianças.

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