GamerFit: A tecnologia Exergaming para Saúde Mental de Jovens
A saúde mental de jovens com transtornos psiquiátricos pode se beneficiar da atividade física e de bons hábitos de sono. No entanto, a adesão a essas práticas nem sempre é fácil. Uma abordagem inovadora que tem ganhado destaque é o uso de exergames – jogos que exigem atividade física – como ferramenta terapêutica.
O GamerFit é um exemplo de intervenção baseada em aplicativos que combina exergames, monitoramento de passos e sono, e acompanhamento online para promover a atividade física e o sono em jovens de 13 a 17 anos. Um estudo recente explorou a perspectiva de clínicos em relação à adoção do GamerFit como parte dos planos de tratamento para esses pacientes. Os resultados indicam que os profissionais de saúde percebem a ferramenta como uma abordagem viável e aceitável.
Os clínicos reconheceram a importância da atividade física e do sono, embora nem sempre sejam o foco principal do tratamento. A entrega remota da intervenção, facilitada pelo aplicativo, foi vista como interessante para os pacientes e útil para os clínicos que dispõem de pouco tempo para abordar diversos temas importantes. A possibilidade de acessar dados do aplicativo nos sistemas eletrônicos de saúde para incorporar nas sessões terapêuticas também foi mencionada como um benefício. A pesquisa também apontou para a necessidade de ampliar a variedade de exergames e recursos para aumentar o engajamento dos adolescentes. A tecnologia GamerFit mostra que a inovação na área de Saúde, pode trazer grandes benefícios a todos.
Origem: Link