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Identificar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência intelectual moderada a grave representa um desafio significativo para profissionais de saúde. Um estudo recente investigou variáveis que podem servir como indicadores transdiagnósticos, facilitando o diagnóstico e intervenção nessa população complexa, onde as dificuldades de comunicação podem obscurecer a presença do TDAH.

A pesquisa, conduzida com 83 adultos com diagnóstico duplo de TEA e deficiência intelectual, utilizou uma bateria de testes para avaliar diferentes aspectos do funcionamento dos participantes. Foram analisadas as escalas de avaliação de TDAH para adultos de Conners (versão para observadores), o Inventário de Função Executiva para Adultos e a Lista de Verificação de Regulação Emocional. Os resultados revelaram que cerca de 26,5% da amostra apresentou pontuações que sugerem um possível diagnóstico de TDAH, de acordo com os critérios da escala de Conners.

Os achados do estudo apontam para a disfunção executiva e a desregulação emocional como fatores preditivos de sintomas clinicamente relevantes de TDAH em adultos com TEA e deficiência intelectual grave. Essas descobertas destacam a importância de considerar o funcionamento executivo e emocional ao avaliar o TDAH nessa população específica. A identificação desses indicadores pode levar a diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficazes, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos. Em resumo, o estudo demonstra que, ao observar e avaliar cuidadosamente as habilidades executivas e a regulação emocional, é possível identificar e auxiliar melhor adultos com TEA e deficiência intelectual que também sofrem de TDAH.

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