Simulação de Cateterismo Urinário: Aprimorando Habilidades em Estudantes de Enfermagem
A preparação adequada de estudantes de enfermagem para procedimentos delicados como o cateterismo urinário é fundamental para a segurança e o bem-estar do paciente. Um estudo recente investigou o impacto do treinamento com simulação baseada em cenários no desenvolvimento de habilidades, conhecimento e autoconfiança em futuros enfermeiros.
O estudo, realizado com estudantes de graduação em enfermagem, comparou um grupo que recebeu treinamento tradicional com manequins de baixa fidelidade a um grupo que participou de simulações de alta fidelidade, onde puderam vivenciar cenários realistas de inserção e manutenção de cateteres urinários. Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram melhora no conhecimento após o treinamento. No entanto, o grupo que utilizou a simulação obteve um aumento significativamente maior em seus níveis de conhecimento, além de apresentar um desempenho superior nas habilidades psicomotoras avaliadas.
Além da melhora no conhecimento e nas habilidades, os estudantes que participaram das simulações relataram maior autoconfiança e satisfação com o método de aprendizado. Esses resultados reforçam a importância da utilização de simulações realistas no ensino de procedimentos complexos, permitindo que os alunos pratiquem em um ambiente seguro e controlado, desenvolvendo a expertise necessária para o cuidado do paciente no mundo real. O uso da simulação no treinamento de cateterismo urinário pode levar a profissionais de enfermagem mais bem preparados e confiantes, resultando em melhores resultados para os pacientes.
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