Como estudantes de fisioterapia percebem o exercício físico: um estudo com metáforas
A forma como encaramos o exercício físico pode influenciar nossa adesão e motivação para praticá-lo regularmente. Um estudo recente explorou as percepções de estudantes de fisioterapia sobre o exercício, utilizando metáforas para revelar suas atitudes e crenças. Essa abordagem inovadora oferece insights valiosos sobre como futuros profissionais de saúde veem a atividade física e como isso pode impactar sua prática futura.
A pesquisa, realizada com estudantes do curso de Fisioterapia e Reabilitação, revelou que a maioria deles associa o exercício a ideias positivas. Metáforas como água (pela sua fluidez e essencialidade), leitura (como aprendizado e desenvolvimento), terapia (como cura e bem-estar), ar (como vitalidade e necessidade) e medicamento (como prevenção e tratamento) foram frequentemente utilizadas. Essas associações indicam que os estudantes compreendem o valor do exercício para a saúde física e mental. No entanto, também foi mencionado que o exercício é uma atividade desafiadora, que exige esforço e continuidade.
O estudo destaca a importância de investigar as percepções dos estudantes de fisioterapia sobre o exercício desde os primeiros anos de sua formação. Compreender como eles enxergam a atividade física pode contribuir para a criação de abordagens de ensino mais eficazes, que promovam uma visão mais holística e positiva do exercício. Isso, por sua vez, pode aprimorar a capacidade desses futuros profissionais de prescrever exercícios adequados e motivar seus pacientes a aderirem a um estilo de vida ativo, impactando positivamente a saúde pública a longo prazo. Investir na educação sobre a importância do exercício, desde a formação acadêmica, é crucial para termos profissionais de saúde mais engajados e capazes de promover a atividade física na população.
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