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A capacitação de futuros profissionais de enfermagem é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. Um estudo recente investigou o impacto de um treinamento específico para a aplicação de cateter urinário, utilizando o modelo ARCS de motivação, sobre o aprendizado de estudantes do primeiro ano de enfermagem. O modelo ARCS foca em quatro pilares: Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação, buscando promover um aprendizado mais engajador e eficaz.

A pesquisa, realizada com estudantes de uma universidade na Turquia, comparou um grupo experimental, que recebeu o treinamento com base no modelo ARCS, com um grupo controle, que foi treinado utilizando o método tradicional. Os resultados demonstraram que o grupo experimental apresentou um aumento significativo na motivação para aprender e nas habilidades psicomotoras relacionadas à aplicação do cateter urinário. A aplicação do modelo ARCS parece ter um impacto positivo no desenvolvimento prático dos estudantes, preparando-os melhor para os desafios da profissão.

Embora o treinamento baseado no modelo ARCS tenha demonstrado benefícios claros na motivação e nas habilidades práticas, o estudo não encontrou um efeito significativo na autoeficácia acadêmica dos estudantes. Isso sugere que, embora o modelo ARCS possa ser eficaz para melhorar o aprendizado de habilidades específicas, outros fatores podem influenciar a percepção dos estudantes sobre sua capacidade geral de ter sucesso acadêmico. Este resultado aponta para a necessidade de investigar abordagens complementares para fortalecer a autoeficácia dos futuros enfermeiros, preparando-os para enfrentar os desafios teóricos e práticos da área da saúde.

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