Dor no Ombro sem Ruptura: Exercícios em Casa são Eficazes?
A dor no ombro, mesmo na ausência de ruptura do manguito rotador, pode ser bastante limitante. O tratamento conservador, que inclui fisioterapia, é frequentemente a primeira linha de abordagem. Uma questão que surge frequentemente é: exercícios realizados em casa são tão eficazes quanto aqueles supervisionados por um profissional?
Uma revisão sistemática e meta-análise recente investigou essa questão. O estudo comparou os resultados de programas de exercícios realizados em casa com exercícios supervisionados, isoladamente ou em combinação com fisioterapia convencional, em pacientes com dor no ombro relacionada ao manguito rotador (mas sem ruptura). A análise considerou diversos estudos randomizados e controlados, avaliando a dor, a funcionalidade e a capacidade do ombro.
Os resultados sugerem que os exercícios realizados em casa podem ser tão eficazes quanto os supervisionados para aliviar a dor e melhorar a função do ombro a curto prazo (aproximadamente 12 semanas). No entanto, a pesquisa aponta uma preocupação: a falta de dados consistentes sobre a adesão aos programas de exercícios em casa, bem como a variabilidade no conteúdo e na forma como os exercícios são realizados. É crucial que estudos futuros investiguem mais profundamente a relação entre a adesão ao tratamento, o tipo de exercício e os resultados obtidos, para otimizar as recomendações para pacientes com dor no ombro.
Origem: Link