Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A integração da realidade virtual (RV) no ensino de enfermagem e obstetrícia tem se mostrado uma tendência promissora. Educadores em todo o mundo têm adotado essa tecnologia para otimizar a educação dos alunos e garantir uma prática clínica mais segura e eficaz. Um estudo recente investigou o impacto do aprendizado assistido por realidade virtual no aprimoramento da competência psicomotora em estudantes de enfermagem obstétrica.

O estudo, realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Canal de Suez, envolveu 60 estudantes de graduação em enfermagem obstétrica, divididos em um grupo de estudo e um grupo de controle. A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2024 e janeiro de 2025, utilizando questionários, escalas de usabilidade do sistema, checklists para a manobra de Leopold (usada para determinar a posição do feto) e ferramentas de avaliação física materna pré-natal, além de um questionário de satisfação dos alunos. Os resultados revelaram que o treinamento assistido por RV levou a pontuações mais altas nos testes de conhecimento em comparação com os métodos tradicionais, embora essa diferença não tenha sido estatisticamente significativa.

Após a intervenção com RV, o grupo de estudo demonstrou competência psicomotora significativamente maior tanto na manobra de Leopold quanto na avaliação física materna, em comparação com o grupo de controle. Além disso, uma grande maioria dos participantes do grupo de estudo alcançou um desempenho psicomotor superior com o uso da RV, e a maioria relatou estar extremamente satisfeita com a experiência de aprendizado. A pesquisa concluiu que estudantes de enfermagem obstétrica que receberam treinamento assistido por realidade virtual demonstraram melhor competência psicomotora, desempenho superior e maior satisfação em comparação com aqueles treinados usando métodos de simulação tradicionais. A recomendação principal é que a RV seja incorporada à educação em obstetrícia e saúde materna para aprimorar as habilidades psicomotoras dos alunos, com coleta contínua de feedback para aprimorar ainda mais a experiência de aprendizado.

Origem: Link

Deixe comentário