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A pesquisa em Realidade Estendida (XR), que engloba Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM), está demonstrando um potencial significativo no apoio a indivíduos autistas. Um estudo recente, parte do projeto PHoENIX, explorou como as tecnologias XR podem ser alinhadas com as prioridades e experiências de vida dessas pessoas, promovendo abordagens práticas e baseadas em seus pontos fortes.

O estudo utilizou grupos focais com participantes autistas adultos dentro do ambiente XR do projeto PHoENIX. Através de atividades estruturadas, tours virtuais e tarefas interativas, os pesquisadores coletaram dados sobre como os participantes percebem o potencial das tecnologias XR para amplificar suas habilidades, atender às suas necessidades e superar barreiras. A análise qualitativa dos dados revelou considerações importantes tanto para o desenvolvimento de tecnologias centradas no autismo quanto para o uso eficaz de plataformas XR nesse contexto.

As descobertas destacam a importância de considerar as necessidades específicas de indivíduos autistas ao projetar e implementar intervenções baseadas em XR. Isso inclui garantir que as tecnologias sejam acessíveis, personalizáveis e que promovam um senso de autonomia e controle. Ao alinhar a pesquisa em XR com as prioridades e experiências vividas por pessoas autistas, é possível criar intervenções mais eficazes, empoderadoras e inclusivas, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento e bem-estar dessa população. A tecnologia XR surge, portanto, como uma ferramenta promissora para auxiliar no desenvolvimento e inclusão de pessoas autistas.

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