Fisioterapia e Responsabilidade Social: Um Estudo de Caso na África do Sul
A formação de profissionais de saúde socialmente responsáveis é um desafio crescente. Um estudo de caso realizado na África do Sul investigou como os princípios da justiça social e da responsabilidade social são integrados ao currículo de fisioterapia, e quais estratégias pedagógicas são utilizadas para promover o aprendizado transformador.
A pesquisa, conduzida na Stellenbosch University, envolveu entrevistas e grupos focais com docentes envolvidos na coordenação e desenvolvimento do currículo. Os resultados revelaram que, embora os participantes demonstrassem uma compreensão sofisticada da responsabilidade social como um conceito multidimensional, a implementação prática enfrenta desafios significativos. Estes desafios incluem a exposição inconsistente dos alunos a experiências autênticas, barreiras logísticas, dificuldades na progressão da reflexão crítica para a ação transformadora e suporte insuficiente ao desenvolvimento do corpo docente.
O estudo destaca a importância de fortalecer a coerência pedagógica, investir no desenvolvimento dos professores e ampliar as oportunidades de aprendizado experiencial para formar fisioterapeutas socialmente responsáveis. A superação das lacunas identificadas pode contribuir para que os futuros profissionais estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios dos sistemas de saúde e promover a equidade em saúde. A integração efetiva da responsabilidade social no currículo de fisioterapia é crucial para garantir que os graduados não sejam apenas clinicamente competentes, mas também conscientes e engajados com as necessidades da comunidade em que atuam.
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