Aprendizado Motor: A Variabilidade Externa Impulsiona a Busca por Sinergias
O aprendizado de novas habilidades motoras envolve a criação de padrões de coordenação entre as articulações, conhecidos como sinergias. Esse processo se dá por meio de uma busca estruturada na variabilidade dos ângulos articulares. A variabilidade, tanto nos ângulos articulares quanto no desempenho da tarefa, é fundamental, mas a relação precisa entre essa variabilidade e o aprendizado ainda não é totalmente compreendida.
Um estudo recente investigou como diferentes tipos de variabilidade influenciam esse processo de aprendizado motor. A pesquisa focou na variabilidade extrínseca, que se refere a diferentes programações de prática (prática bloqueada versus prática aleatória), e na variabilidade intrínseca, que representa a flexibilidade nos movimentos individuais. Os participantes foram avaliados em uma tarefa virtual de interceptação lateral, onde precisavam formar novas sinergias para controlar a posição de uma raquete virtual através de movimentos articulares coordenados.
Os resultados mostraram que, com a prática, a busca por soluções motoras diminuiu e as sinergias se desenvolveram. Curiosamente, a variabilidade intrínseca dos participantes não teve impacto significativo no aprendizado, na busca ou na formação de sinergias. No entanto, a variabilidade extrínseca aumentou o comportamento de busca, indicando que diferentes programações de prática podem influenciar a exploração de novas estratégias motoras. A pesquisa demonstrou que a busca no espaço articular durante o aprendizado é um processo estruturado, e a variabilidade externa desempenha um papel importante ao impulsionar essa exploração. Durante a prática, a variabilidade perpendicular ao espaço de soluções diminuiu rapidamente, enquanto a variabilidade dentro desse espaço persistiu, sugerindo uma otimização gradual dos movimentos em direção a soluções eficientes.
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