Exercício Intradialítico: O Que os Nefrologistas Brasileiros Sabem?
Um estudo recente investigou o conhecimento dos nefrologistas brasileiros sobre o exercício intradialítico (EID) e sua importância para pacientes com doença renal crônica (DRC). O EID, realizado durante as sessões de hemodiálise, tem demonstrado diversos benefícios para a saúde, incluindo melhora da capacidade funcional, redução da pressão arterial e aumento da qualidade de vida.
A pesquisa, conduzida através de um questionário com 16 questões, revelou que uma parcela significativa dos nefrologistas não possui informações adequadas sobre o EID. Surpreendentemente, 65,5% dos participantes relataram não ter recebido informações sobre a importância do EID durante sua formação. No entanto, aqueles que reconhecem os benefícios do exercício durante a diálise são mais propensos a recomendá-lo aos seus pacientes. Além disso, o estudo observou que nefrologistas com mais anos de experiência tendem a ter menos conhecimento sobre o EID.
A falta de conhecimento sobre o EID entre os nefrologistas pode representar uma barreira para a implementação dessa prática benéfica. Incentivar a educação continuada e a atualização dos profissionais de saúde sobre os benefícios e a aplicação do EID pode ser fundamental para garantir que mais pacientes com DRC tenham acesso a essa importante ferramenta para melhorar sua saúde e bem-estar. O estudo aponta para a necessidade de maior disseminação de informações sobre o EID entre os nefrologistas, a fim de promover sua prática e seus benefícios para os pacientes renais crônicos.
Origem: Link