Teste de Brincadeira Infantil Persa: Validação e Confiabilidade
A brincadeira é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil, influenciada por fatores culturais. Para avaliar a essência da brincadeira em diferentes contextos, ferramentas adaptadas culturalmente são essenciais. Um estudo recente se concentrou na avaliação das propriedades psicométricas da versão persa do Teste de Brincadeira (ToP), buscando validar sua utilização em crianças com desenvolvimento típico e distúrbios do neurodesenvolvimento.
O estudo envolveu 225 crianças, incluindo meninos e meninas com desenvolvimento típico, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Diversas análises foram realizadas para avaliar a validade e a confiabilidade do ToP persa. A análise fatorial exploratória identificou um fator para as escalas de extensão e intensidade, e dois fatores para a escala de habilidade. A confiabilidade entre avaliadores foi considerada excelente, demonstrando consistência nas avaliações. A consistência interna das escalas também se mostrou boa a excelente, indicando que os itens medem o mesmo constructo.
Além disso, o estudo investigou a validade concorrente, utilizando o Questionário de Motivação para o Movimento Infantil, e a validade discriminante, comparando os resultados entre os diferentes grupos de crianças. Os resultados demonstraram altas correlações com o questionário de motivação e diferenças significativas entre os grupos, confirmando a validade do ToP persa. A escala de habilidade também apresentou diferenças significativas entre as faixas etárias, demonstrando validade de constructo desenvolvimental. A conclusão do estudo aponta que o ToP persa demonstra confiabilidade e validade aceitáveis, tornando-o uma ferramenta útil em contextos clínicos e de pesquisa. No entanto, os autores mencionam limitações como a coleta de dados virtual, o viés de amostragem e a estreita faixa etária dos participantes.
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