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Um estudo recente investigou o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de jovens neurodiversos, com foco em indivíduos com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A pesquisa acompanhou a saúde mental desses jovens entre a primavera de 2020 e a primavera de 2023, analisando a relação entre suas habilidades sociais e as trajetórias de saúde mental observadas.

O estudo, publicado no periódico *Research on Child and Adolescent Psychopathology*, envolveu 272 participantes com idades entre 8 e 18 anos, divididos entre grupos com autismo e TDAH. As habilidades sociais foram avaliadas no início da pandemia, e os sintomas de ansiedade e depressão foram monitorados em seis momentos distintos, com base em relatos dos próprios jovens e de seus pais ou responsáveis. Os resultados revelaram que as trajetórias de saúde mental durante a pandemia variaram significativamente entre os participantes.

Curiosamente, o estudo indicou que jovens autistas com melhores habilidades sociais apresentaram maior probabilidade de exibir níveis elevados e crescentes de ansiedade, conforme relatado pelos pais. No entanto, esses mesmos jovens demonstraram menores níveis de depressão, de acordo com seus próprios relatos, no início da pandemia. Tanto para jovens autistas quanto para aqueles com TDAH, habilidades sociais mais desenvolvidas foram associadas a uma maior probabilidade de apresentar níveis baixos e estáveis de depressão, conforme avaliado pelos pais. Esses achados sugerem que as habilidades sociais podem desempenhar um papel importante na saúde mental de jovens neurodiversos durante períodos de crise e podem ser um alvo valioso para intervenções terapêuticas, especialmente para jovens com autismo.

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