Robôs Sociais como Ferramenta Pedagógica para Crianças com Autismo: Um Estudo promissor
A utilização de robôs sociais tem se mostrado uma abordagem promissora no apoio ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um estudo recente explorou a viabilidade do robô social LOVOT como ferramenta pedagógica, investigando a experiência de profissionais que trabalham com crianças com TEA em um ambiente educacional especializado na Dinamarca.
A pesquisa envolveu a observação de interações entre crianças com TEA (idades entre 9 e 14 anos) e o robô LOVOT durante sessões individuais realizadas duas vezes por semana, ao longo de quatro semanas. Foram utilizadas diferentes técnicas de coleta de dados, incluindo observação participante, questionários aplicados às crianças e entrevistas semiestruturadas com a equipe profissional. Os resultados apontaram para diversos aspectos positivos, como a aceitação do robô social pelas crianças, mudanças positivas em seu humor e comportamento, e o desenvolvimento de um senso de segurança na interação com o robô.
Além dos benefícios observados, o estudo também identificou desafios técnicos e práticos a serem superados, bem como considerações éticas importantes relacionadas ao uso de robôs sociais no contexto do TEA. A equipe profissional envolvida no estudo vislumbrou um grande potencial no uso de robôs com funcionalidades de Inteligência Artificial como ferramenta de apoio pedagógico para crianças com TEA, abrindo portas para novas abordagens terapêuticas e educacionais que visam melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social dessas crianças. Este estudo destaca a importância de explorar e entender o impacto da tecnologia no apoio a indivíduos com TEA.
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