Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Um estudo recente investigou como a experiência motora, especificamente em jogadores profissionais de tênis de mesa, influencia a representação de ações no cérebro. Através da análise de padrões multivariados de atividade cerebral usando ressonância magnética funcional (RMf), pesquisadores compararam a atividade cerebral de jogadores de tênis de mesa experientes com a de novatos enquanto observavam vídeos de ações e liam frases relacionadas a essas ações.

Os resultados revelaram diferenças significativas na forma como o cérebro dos especialistas e dos novatos processa as informações. Em jogadores experientes, o córtex temporal posterior lateral esquerdo (LPTC) e o lobo temporal anterior (ATL) demonstraram suportar representações de ação crossmodal, ou seja, a capacidade de integrar informações de diferentes modalidades sensoriais (visual e linguística). Por outro lado, o lóbulo parietal superior esquerdo (SPL) e o giro pré-central (PreCG) exibiram representações específicas da modalidade, particularmente em resposta a estímulos baseados em vídeo.

Curiosamente, nos novatos, apenas o PreCG mostrou representações específicas da modalidade para estímulos de vídeo. Esses achados sugerem que o córtex temporal está envolvido em representações de ações em um nível conceitual, enquanto o SPL está associado ao processamento de características perceptivo-motoras. A predominância dessas representações em especialistas para ações familiares destaca a influência da experiência e familiaridade com a tarefa no desenvolvimento de circuitos neurais especializados. Em resumo, este estudo oferece *insights* valiosos sobre a plasticidade do cérebro e como a experiência motora molda a forma como representamos e compreendemos as ações.

Origem: Link

Deixe comentário