Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A sarcopenia, uma condição associada ao envelhecimento, caracteriza-se pela perda progressiva de massa muscular, força e função física. Essa condição debilitante tem sido associada a baixos níveis de hormônios anabólicos, como o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), e à sua via de sinalização a jusante, envolvendo a fosfatidilinositol 3 quinase (PI3K), a proteína quinase B (AKT) e a proteína forkhead box O3 (FOXO3). Essa via desempenha um papel crucial no crescimento e manutenção muscular.

Um novo estudo randomizado e controlado está sendo conduzido para investigar os efeitos da combinação de treinamento de resistência (TR) e treinamento vibratório (TV) em pacientes com sarcopenia. O estudo, que envolve 96 participantes com idades entre 65 e 80 anos, busca avaliar o impacto dessas intervenções na via IGF-1/PI3K/AKT/FOXO3 e em desfechos clínicos relevantes. Os participantes serão divididos em quatro grupos: controle, TR, TV e RVT (combinação de TR e TV), com acompanhamento ao longo de 12 semanas, incluindo avaliações no início, após a intervenção e em um período de acompanhamento de 24 semanas.

Os principais resultados avaliados incluem a massa muscular esquelética, a força de preensão manual e a velocidade da marcha. Adicionalmente, o estudo analisará resultados secundários como as concentrações de IGF-1, a atividade proteica de PI3K/AKT e FOXO3, a qualidade de vida e o desempenho no teste Timed Up and Go. Este estudo clínico visa elucidar a potencial modulação dos mecanismos moleculares in vivo da combinação de TR e TV em pacientes com sarcopenia e identificar os efeitos da intervenção na função física, oferecendo insights valiosos para o tratamento e manejo da sarcopenia.

Origem: Link

Deixe comentário