Lúpus: Estudo Avalia Intervenções Remotas para Melhorar Qualidade de Vida
O lúpus é uma doença crônica autoimune que pode afetar diversos órgãos e sistemas do corpo, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Reconhecendo a importância do suporte psicossocial e da atividade física para o bem-estar dessas pessoas, um estudo recente investigou a viabilidade e aceitabilidade de intervenções remotas, buscando oferecer alternativas acessíveis e eficazes para o cuidado integral.
A pesquisa, um ensaio controlado randomizado, envolveu 124 pacientes com lúpus, que foram divididos em quatro grupos: um grupo de controle e três grupos de intervenção. Cada grupo de intervenção recebeu um tipo diferente de suporte remoto durante 8 a 12 semanas: (1) suporte de escuta (o Projeto Wren), oferecendo um espaço seguro para os participantes expressarem seus sentimentos e preocupações; (2) aulas de Pilates online, visando melhorar a força, flexibilidade e bem-estar físico; e (3) um programa de mensagens de texto e vídeos com informações e dicas de suporte. Os resultados indicaram que todas as intervenções foram consideradas viáveis em termos de recrutamento, tempo e custos, e que os participantes as consideraram aceitáveis.
Os participantes do grupo de suporte de escuta relataram os maiores níveis de utilidade, com 89% afirmando que o suporte era frequentemente ou sempre útil. Adicionalmente, 71% desse grupo sentiram que a intervenção os fez sentir melhor mentalmente, frequentemente ou sempre. As aulas de Pilates também mostraram benefícios, com 57% dos participantes relatando melhora no bem-estar mental e físico. Apesar de ser acessível e de baixo custo, o programa de mensagens de texto e vídeos foi a intervenção menos preferida, com 41% dos participantes expressando o desejo de ter recebido uma intervenção diferente. Em geral, o estudo sugere que intervenções remotas psicossociais e de exercício são uma abordagem promissora para melhorar a qualidade de vida de pessoas com lúpus, embora mais pesquisas sejam necessárias para determinar sua eficácia em longo prazo.
Origem: Link