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Acompanhar o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas é um desafio constante. Uma nova pesquisa explora como os dados clínicos coletados durante programas de intervenção podem ser utilizados de forma mais eficaz para entender e promover o progresso dessas crianças. O estudo se concentrou na análise de formulários clínicos preenchidos por fonoaudiólogos durante a aplicação do programa More Than Words® (MTW).

O objetivo principal foi verificar se as informações obtidas através da Social Communication Checklist (SCC), um formulário específico do programa MTW, poderiam fornecer informações valiosas sobre as habilidades de comunicação social de pré-escolares autistas. Os pesquisadores compararam os resultados da SCC com outras ferramentas de avaliação já validadas, como o Communication Function Classification System (CFCS) e o Focus on the Outcomes of Communication Under Six (FOCUS-34). A análise buscou identificar se existiam correlações entre as avaliações e se a SCC poderia revelar padrões distintos de desenvolvimento e resultados em contextos reais.

Os resultados mostraram que a SCC pode ser uma ferramenta útil para classificar as habilidades de comunicação social de crianças autistas em idade pré-escolar. A pesquisa sugere que o uso de formulários clínicos específicos do programa, como a SCC, pode auxiliar na identificação de diferentes perfis de desenvolvimento e na captura de resultados inovadores. Além disso, a utilização desses dados pode contribuir para a geração de evidências baseadas na prática, otimizando as intervenções e melhorando o acompanhamento do progresso das crianças com autismo. A conclusão do estudo ressalta a importância de maximizar o uso de dados clínicos para aprimorar as estratégias de intervenção e promover o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas.

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