Cálculo de Calendário no Autismo: Desvendando o Mistério
Estudos detalhados de indivíduos com lesões cerebrais têm sido cruciais para entender a organização das funções cognitivas. Da mesma forma, a análise de pessoas com habilidades cognitivas altamente específicas pode lançar luz sobre os limites da cognição humana. Um desses fenômenos intrigantes é o cálculo de calendário (CC), a capacidade de identificar o dia da semana correspondente a uma data específica ou as datas que coincidem com uma determinada configuração do calendário.
O cálculo de calendário é notavelmente comum em indivíduos com autismo, frequentemente superando a velocidade e precisão de matemáticos experientes. Pesquisas recentes sugerem que muitas crianças autistas com atrasos na linguagem oral adquirem e preferem inicialmente a linguagem escrita, o que pode facilitar a aquisição da linguagem oral. Essa via atípica de aquisição da linguagem nos convida a repensar os mecanismos subjacentes ao cálculo de calendário.
Um novo modelo integrativo propõe que o desenvolvimento e o domínio do cálculo de calendário no autismo são impulsionados pela orientação dos recursos cognitivos linguísticos inatos para um sistema simbólico complexo equivalente. Essa perspectiva oferece uma nova compreensão das trajetórias da linguagem observadas no autismo, seu papel na facilitação da expertise em materiais complexos não sociais e a flexibilidade mais ampla das habilidades humanas baseadas na linguagem. Em essência, a habilidade de cálculo de calendário pode estar relacionada à forma como o cérebro autista processa e estrutura informações linguísticas complexas, direcionando essas capacidades para domínios não convencionais.
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