Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

O ensino de marcos do desenvolvimento infantil em cursos de fisioterapia apresenta um desafio considerável devido à grande quantidade de informações factuais que os estudantes precisam dominar. Além disso, as instituições de ensino superior buscam promover a autonomia e o aprendizado autodirigido entre os alunos. Para superar esses obstáculos, métodos de ensino inovadores se mostram essenciais para garantir o sucesso acadêmico.

Uma solução promissora é a utilização de jogos digitais. Um exemplo notável é o desenvolvimento de um jogo narrativo chamado ‘Kidnapped’, criado com uma abordagem de design thinking. Este jogo foi idealizado para atender à necessidade de conteúdos interativos e acessíveis, incentivando a aprendizagem autônoma. Os princípios da aprendizagem por andaimes foram incorporados ao design do jogo, reforçando o aprendizado por meio da repetição e garantindo sua relevância educacional, alinhada às necessidades dos estudantes. Antes de sua implementação, o jogo foi testado com o corpo docente para assegurar sua viabilidade.

Para avaliar a eficácia do jogo, um estudo transversal do tipo cross-over será conduzido até o final de 2025, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos fornecerão informações valiosas para aprimoramentos iterativos e orientarão a implementação em programas de ciências da saúde mais amplos. As principais lições aprendidas incluem a importância do envolvimento precoce das partes interessadas, a necessidade de tecnologias adaptáveis e o potencial da gamificação para promover o aprendizado ativo e a autonomia nos cursos de fisioterapia e outras áreas da saúde.

Origem: Link

Deixe comentário