Controle Cognitivo em Crianças: Um Olhar Através das Ondas Cerebrais
O controle cognitivo, a capacidade de direcionar nossos pensamentos e ações, passa por um desenvolvimento significativo durante a infância. Estudos apontam para duas tendências principais: a crescente autossuficiência, onde as crianças precisam de menos apoio externo, e a proatividade, que se manifesta na habilidade de antecipar e se preparar para desafios cognitivos futuros. Uma pesquisa recente investigou como essas duas vertentes do desenvolvimento estão interligadas, utilizando oscilações cerebrais medidas por EEG (eletroencefalograma).
O estudo focou em um paradigma de alternância voluntária de tarefas, onde participantes de diferentes faixas etárias (crianças de 5 a 6 anos, de 9 a 10 anos e adultos) realizavam tarefas com suporte visual variado. Os resultados revelaram padrões de atividade cerebral distintos associados à troca de tarefas em comparação com a repetição. Tanto crianças quanto adultos demonstraram maior poder delta/theta frontolateral e menor poder mu central durante a troca de tarefas. No entanto, a influência do suporte visual nesses marcadores oscilatórios variou entre os grupos etários.
Apesar das diferenças, o estudo demonstra que crianças de 5 a 6 anos já exibem um controle autogerido proativo em situações de alternância de tarefas, embora de forma diferente dos adultos. Isso sugere uma forte ligação entre o desenvolvimento do controle autogerido e do controle proativo. A pesquisa contribui para o entendimento de como o cérebro infantil se desenvolve, permitindo que as crianças se tornem mais independentes e eficazes no gerenciamento de suas atividades cognitivas, o que impacta diretamente em seu desempenho escolar e bem-estar geral. O estudo destaca a importância de estimular o desenvolvimento cognitivo desde a infância, oferecendo desafios adequados e promovendo a autonomia.
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