Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Doenças pulmonares intersticiais (DPI) são complicações frequentes de doenças do tecido conjuntivo (DTC) e estão associadas a elevada morbidade e mortalidade. Visando otimizar o cuidado ao paciente, a padronização do rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de DPI associadas a DTC é crucial. Nesse contexto, a European Respiratory Society (ERS) e a European Alliance of Associations for Rheumatology (EULAR) desenvolveram novas diretrizes de prática clínica.

Um comitê de força-tarefa, composto por pneumologistas, reumatologistas, patologistas, radiologistas, metodologistas e representantes de pacientes, elaborou recomendações baseadas em questões PICO (Pacientes, Intervenção, Comparação, Resultados), utilizando a metodologia GRADE (Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluations) para classificar a evidência. O comitê também abordou questões narrativas complementares, acordadas por ambas as sociedades. O arcabouço Evidence to Decision foi utilizado para formular as recomendações, tanto para as questões PICO quanto para as narrativas.

O comitê da força-tarefa concluiu com recomendações para 25 questões PICO e 28 questões narrativas, abordando DPI no contexto de esclerose sistêmica, artrite reumatoide (AR), miopatias inflamatórias idiopáticas, síndrome de Sjögren (SS), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e doença mista do tecido conjuntivo (DMTC). Em quatro questões narrativas, relativas ao rastreamento e avaliação do risco de progressão da DPI em DMTC, SS e LES, e em uma questão PICO sobre a pirfenidona em DPI associada a DTC, exceto AR-DPI, a força-tarefa não encontrou evidências suficientes para apoiar recomendações. Com base nas recomendações e na prática clínica usual, foram desenvolvidos algoritmos de rastreamento, diagnóstico, monitoramento e tratamento. As diretrizes oferecem orientação prática para médicos, baseada em evidências, para cada uma das DTCs. No entanto, reconhecem que em muitos casos há baixa certeza ou ausência de evidências, incentivando pesquisas adicionais para preencher essas lacunas.

Origem: Link

Deixe comentário