Experiências práticas em laboratório: como alunos de bioquímica e biologia molecular percebem o aprendizado?
A bioquímica e a biologia molecular são campos de estudo intrinsecamente ligados à experimentação. Por isso, o treinamento de estudantes nessas áreas demanda o desenvolvimento de habilidades em técnicas laboratoriais e análise de dados. No entanto, a disponibilidade de atividades práticas pode ser limitada por restrições financeiras e pela qualidade da experiência oferecida aos alunos.
Um estudo recente investigou a percepção de estudantes sobre suas experiências práticas em laboratório, buscando entender o que eles valorizam e quais desafios enfrentam. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários a alunos do segundo ano, avaliando sua confiança em habilidades práticas e identificando os aspectos mais desafiadores do trabalho laboratorial. Além disso, foram realizadas entrevistas para aprofundar a compreensão das perspectivas dos estudantes.
Os resultados revelaram que, em geral, os alunos demonstram um alto nível de confiança em suas habilidades e reconhecem uma ampla gama de resultados de aprendizado, abrangendo os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo. Os desafios identificados pelos estudantes também são diversos, refletindo a complexidade da experiência laboratorial. Um ponto importante levantado na pesquisa é que a maioria dos alunos não considera as experiências online como substitutos adequados para os laboratórios presenciais. A pesquisa sugere que o planejamento das atividades práticas deve levar em consideração a diversidade das experiências dos alunos, e que a avaliação deve considerar o aprendizado psicomotor e afetivo, e não apenas a demonstração do aprendizado cognitivo por meio de relatórios.
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