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A coordenação entre a fala e os gestos é uma habilidade complexa que se desenvolve ao longo da vida. Um estudo recente investigou como essa sincronia se manifesta em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em comparação com indivíduos neurotípicos, buscando entender se as diferenças observadas refletem desafios na coordenação motora ou no planejamento da linguagem.

A pesquisa envolveu a análise de movimentos deliberados das mãos durante a fala. Os participantes, incluindo jovens com TEA e um grupo de controle neurotípico, foram solicitados a ler rimas infantis em voz alta enquanto realizavam movimentos de mão ritmados. A equipe de pesquisa utilizou análise de vídeo automatizada para identificar os picos cinemáticos dos movimentos e análises acústicas para determinar os picos na fala. Os resultados revelaram poucas diferenças significativas na coordenação explícita entre fala e movimento entre os grupos, embora o desempenho dos adolescentes tenha se diferenciado do dos adultos.

Os adultos demonstraram maior ritmo e tempo em sua coordenação, sugerindo que essa habilidade continua a se desenvolver após a adolescência. Embora a amostra do estudo seja relativamente pequena, os achados indicam que a sincronia intacta observada durante tarefas controladas pode sugerir que as dificuldades de sincronização encontradas em discursos espontâneos podem estar mais relacionadas às demandas do planejamento do discurso do que a problemas de coordenação motora. Estudos futuros poderão investigar essa hipótese com mais profundidade, buscando compreender melhor as nuances da comunicação em indivíduos com TEA.

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