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A avaliação da eficácia de intervenções em crianças e adolescentes com deficiência intelectual frequentemente depende da identificação de mudanças significativas em seus comportamentos e emoções. Uma ferramenta essencial nesse processo é o Developmental Behaviour Checklist – parent report (DBC-P), um questionário respondido pelos pais que avalia problemas comportamentais e emocionais.

Um estudo recente buscou determinar a chamada Diferença Mínima Clinicamente Importante (DMCI) para o DBC-P. A DMCI representa a menor mudança no escore do questionário que é considerada relevante do ponto de vista clínico. Para estimar essa diferença, os pesquisadores realizaram uma meta-análise de diversos estudos que utilizaram o DBC-P para avaliar intervenções. Além disso, coletaram opiniões de pais e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes com deficiência intelectual, apresentando cenários de casos para obter estimativas da DMCI.

Os resultados indicaram que, em média, o escore total do DBC diminuiu entre 3 e 9 pontos após intervenções, dependendo do tipo de estudo. As estimativas de DMCI fornecidas por pais e profissionais foram de 6 e 8 pontos, respectivamente. A escolha do valor de DMCI mais apropriado para uma intervenção específica dependerá dos fatores que são considerados prioritários. Compreender a DMCI para o DBC-P é crucial para interpretar os resultados de intervenções e garantir que as mudanças observadas sejam verdadeiramente significativas para o bem-estar das crianças e adolescentes.

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