Feedback Instrutivo: Uma Estratégia para Generalizar Habilidades em Crianças com Autismo?
A comunicação é uma habilidade fundamental para a interação social e o desenvolvimento cognitivo. Para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o aprendizado e a generalização de habilidades comunicativas, como nomear objetos (tato), podem ser desafiadores. Um estudo recente investigou a eficácia do feedback instrutivo (FI) como uma ferramenta para promover a generalização dessas habilidades em crianças com TEA, focando na aquisição de vocabulário em diferentes idiomas.
O estudo, publicado no Behavior Modification, acompanhou quatro participantes com TEA, todos provenientes de famílias falantes de espanhol. Utilizando um design de linha de base múltipla não concorrente, os pesquisadores avaliaram a capacidade do FI em facilitar a generalização de tatos (nomear objetos) em estímulos treinados e não treinados, tanto na língua materna (espanhol) quanto em uma segunda língua (inglês). O feedback instrutivo consiste em fornecer informações claras e direcionadas sobre a resposta correta, auxiliando no aprendizado e na retenção de novas informações.
Os resultados revelaram que o FI foi eficaz na promoção da generalização de tatos em novos estímulos para dois dos quatro participantes. Para os demais, a combinação do FI com componentes adicionais de treinamento, como ensaios e prompts de “não-não” (indicar o erro), se mostrou necessária para alcançar resultados semelhantes. Esses achados sugerem que o feedback instrutivo pode ser uma estratégia valiosa para auxiliar crianças com TEA a expandirem seu vocabulário e a generalizarem habilidades de comunicação para diferentes contextos e idiomas, embora a necessidade de intervenções complementares possa variar de indivíduo para indivíduo. A identificação precoce das necessidades individuais e a adaptação das estratégias de intervenção são cruciais para maximizar o sucesso terapêutico. É importante ressaltar a importância de **estratégias personalizadas** para o desenvolvimento de habilidades em indivíduos com TEA.
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