Agilidade e Atenção em Adolescentes: Como Testes Cognitivos Impactam o Desempenho Esportivo
Avaliações de risco de lesões em atletas adolescentes podem ser aprimoradas com a inclusão de testes de dupla tarefa, que simulam um ambiente de competição ao exigir tomada de decisão e divisão de atenção. Um estudo recente investigou como diferentes tipos de carga cognitiva afetam o desempenho biomecânico durante tarefas de mudança de direção, cruciais em diversos esportes.
A pesquisa envolveu adolescentes saudáveis que realizaram movimentos como lateral shuffle, run plant e run cut, tanto em condições normais quanto sob diferentes cargas cognitivas: memória verbal, memória visual e resposta visual-motora (que exigia mudança de direção inesperada). Os resultados mostraram que a carga cognitiva visual-motora alterou a mecânica do shuffle, aumentando o valgo dinâmico do joelho, um fator de risco para lesões. Já a condição visual impactou mais o run cut, levando a uma estratégia de carregamento mais rígida. O run plant foi a tarefa menos afetada, embora uma ligeira rigidez tenha sido observada sob a carga verbal.
A conclusão principal é que a carga cognitiva ideal para testes de dupla tarefa depende do movimento avaliado. Para simular adequadamente as demandas de um ambiente esportivo real, é importante considerar o tipo de processamento cognitivo exigido pela tarefa. Em particular, processos visuais rápidos parecem ser cruciais para provocar respostas biomecânicas relevantes em testes de mudança de direção. Esses achados podem auxiliar no desenvolvimento de protocolos de avaliação mais precisos e eficazes para identificar atletas em risco de lesão e otimizar seu treinamento.
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