Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A dor de contração uterina pós-parto, caracterizada por um desconforto abdominal inferior intenso e intermitente, é uma experiência comum para muitas mulheres no início do período pós-parto. Um estudo recente investigou o potencial da estimulação transcutânea do nervo vago auricular (taVNS) como uma estratégia inovadora para aliviar essa dor, especialmente em mulheres submetidas a cesariana eletiva.

A pesquisa, publicada no JAMA Network Open, revelou que a taVNS demonstrou resultados promissores na redução da dor de contração uterina pós-parto. O estudo clínico randomizado envolveu mulheres submetidas a cesariana com anestesia combinada raquidiana-peridural. As participantes foram divididas em dois grupos: um grupo recebeu taVNS ativa e o outro recebeu taVNS simulada (sham). Ambos os grupos receberam estimulação por 30 minutos, uma vez ao dia, no dia da cirurgia e nos dias pós-operatórios 1 e 2. Os resultados indicaram que a taVNS não apenas diminuiu significativamente a dor de contração uterina, mas também reduziu a dor incisional, a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que melhorou a qualidade da recuperação e do sono.

A prevalência de dor moderada a intensa devido a contrações uterinas no terceiro dia pós-operatório foi significativamente menor no grupo que recebeu taVNS ativa (5,1%) em comparação com o grupo sham (28,2%). Além disso, o grupo taVNS apresentou menores escores de dor incisional, depressão e ansiedade, e maiores escores de qualidade de recuperação e sono. Estes achados sugerem que a taVNS pode representar uma abordagem promissora e segura para o gerenciamento da dor pós-parto e para a promoção de uma recuperação pós-operatória mais confortável e eficaz para as mães.

Origem: Link

Deixe comentário