Saúde Desvendada

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Cuidar de um idoso dependente, especialmente aqueles com comprometimento cognitivo, pode ser uma tarefa árdua e gerar impactos negativos significativos na vida do cuidador familiar. Reconhecendo essa realidade, pesquisadores da Universidade de Salamanca, na Espanha, desenvolveram um estudo para avaliar a eficácia de um programa de intervenção interdisciplinar psicoeducacional.

O estudo, um ensaio clínico randomizado e controlado, visa oferecer suporte abrangente aos cuidadores. O programa, com duração de três meses, consiste em 12 sessões semanais, cada uma com 90 minutos de duração. As sessões abordam temas cruciais, como regulação emocional, o fardo do cuidador, estratégias cognitivo-comportamentais, resolução de problemas, estimulação funcional e promoção da autonomia. Após as sessões regulares, serão realizadas três sessões mensais de reforço.

O objetivo principal da intervenção é melhorar a qualidade de vida tanto do cuidador quanto do idoso cuidado. Através do programa, espera-se reduzir a sobrecarga e os sintomas depressivos nos cuidadores, aumentar o apoio social, melhorar a saúde geral e a percepção de qualidade de vida. Além disso, o programa visa aprimorar a compreensão do cuidador sobre a condição do idoso, capacitando-o a lidar com situações difíceis do dia a dia, gerenciar emoções e promover o autocuidado. A funcionalidade do idoso cuidado também é um foco importante, buscando otimizar sua autonomia e bem-estar.

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