Programa STEPS: Sucesso na Transição para o Emprego e Educação para Autistas
A transição bem-sucedida para a vida adulta e o desenvolvimento de habilidades para a independência são prioridades essenciais para indivíduos com autismo. Um novo estudo piloto investigou a viabilidade e a eficácia do programa STEPS (Stepped Transition to Employment and Postsecondary Education Success), um programa que visa otimizar essa transição, implementado por provedores comunitários.
O estudo, dividido em duas fases, envolveu a colaboração com grupos de interesse da comunidade para identificar fatores que poderiam influenciar a implementação do STEPS. Ajustes foram feitos com base nesse feedback, como maior ênfase na motivação do cliente e esclarecimento do papel dos cuidadores. Na segunda fase, 24 adolescentes e jovens adultos com autismo participaram do programa em suas comunidades. Os resultados indicaram a viabilidade dos procedimentos do estudo e da implementação da intervenção, abrindo caminho para implementações em larga escala. A satisfação com o programa foi relatada como moderada ou alta pelos participantes.
Um achado significativo foi o aumento na prontidão para a transição, avaliada pelos cuidadores, do início ao fim do programa. Houve também melhorias em áreas de independência funcional, como gerenciamento financeiro, autocuidado e participação na comunidade. Embora o estudo não tenha mostrado um impacto claro no emprego e na educação, os resultados gerais sugerem que o STEPS, quando implementado por provedores comunitários, é viável, aceitável e eficaz no auxílio à transição para a vida adulta de pessoas com autismo. Este estudo piloto fornece um importante ponto de partida para futuras pesquisas e implementações do programa STEPS em larga escala, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a independência de indivíduos com autismo.
Origem: Link