PACT: Uma Nova Esperança no Tratamento do Autismo Infantil
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta cerca de 2% das crianças e jovens em todo o mundo, apresentando desafios significativos no desenvolvimento. A busca por intervenções eficazes que melhorem as características centrais do autismo é uma prioridade na área da saúde. Nesse contexto, a Terapia de Comunicação Pediátrica para Autismo (PACT) surge como uma abordagem promissora, com resultados encorajadores na melhoria dessas características.
Um estudo clínico randomizado, pragmático e nacional, denominado DAN-PACT, está sendo conduzido na Dinamarca para avaliar os benefícios e possíveis danos da terapia PACT em crianças autistas com idades entre 2 e 6,9 anos. O estudo compara a terapia PACT combinada com o tratamento usual em relação ao tratamento usual isoladamente. Um total de 280 crianças autistas de todas as regiões da Dinamarca participarão da pesquisa. Os avaliadores dos resultados primários, os gerentes de dados, os estatísticos e os responsáveis pelas conclusões serão mantidos cegos quanto à alocação dos grupos. O resultado primário será a magnitude das características do autismo, medida pelo ADOS-2 CSS. A amostragem foi calculada com base em uma diferença mínima importante de 0,66 pontos, correspondendo a uma diferença de 2 a 3 pontos nas pontuações brutas do ADOS.
Além da avaliação primária, o estudo DAN-PACT também analisará resultados secundários, como as mudanças nas habilidades de comunicação social da criança, medidas pelo BOSCC, as habilidades adaptativas da criança, medidas pelo VABS-3, e a avaliação dos pais sobre sua própria qualidade de vida e a de seus filhos. Vários resultados exploratórios também serão avaliados, incluindo eventos adversos durante o período do estudo. A equipe do estudo será treinada para realizar tanto a terapia PACT quanto o tratamento usual aprimorado, avaliando a fidelidade manual da PACT e medindo uma ampla gama de benefícios e danos com medidas repetidas. O objetivo é minimizar os riscos de vieses e ampliar o escopo das medidas de resultado usadas em estudos anteriores da PACT.
Origem: Link