Intervenção precoce para autismo: Foco na atenção melhora habilidades em crianças
Um estudo recente investigou a eficácia de uma intervenção focada no desenvolvimento da atenção em crianças pequenas com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, realizada no Canadá, acompanhou crianças entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2020, sendo interrompida devido à pandemia de COVID-19. O objetivo era determinar se um programa de intervenção de curto prazo poderia aprimorar as habilidades de atenção dessas crianças, e consequentemente, influenciar seu comportamento.
O estudo envolveu 69 crianças, divididas em dois grupos: um grupo de intervenção, composto por 35 crianças, e um grupo de controle, com 34 participantes. As crianças do grupo de intervenção receberam um programa de atenção baseado em computador. Os pesquisadores avaliaram e compararam as habilidades de atenção e o comportamento dos dois grupos ao longo do estudo. É importante notar que a maioria das mães dos participantes eram de etnia branca (65% no grupo de intervenção e 29% no grupo de controle), o que pode ser uma limitação a ser considerada na generalização dos resultados.
Os resultados preliminares sugerem que a intervenção focada na atenção pode ter um impacto positivo nas habilidades de atenção das crianças com TEA. A pesquisa indicou que o treinamento da atenção por meio de atividades computadorizadas pode levar a melhorias no comportamento em ambientes do mundo real. Estes achados são promissores, pois destacam a importância da intervenção precoce e direcionada para o desenvolvimento de habilidades cruciais em crianças com TEA, o que pode resultar em uma melhor qualidade de vida tanto para as crianças quanto para suas famílias. Mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados e explorar a fundo os mecanismos pelos quais a intervenção atua.
Origem: Link