Ferramenta para Autismo: Adaptando Práticas Baseadas em Evidências para Escolas
A implementação de práticas baseadas em evidências (EBP) para adolescentes autistas em ambientes escolares ainda enfrenta desafios, apesar de as escolas serem o principal ponto de acesso a serviços para essa população. Uma abordagem sistemática para selecionar e adotar EBPs eficazes é crucial para o sucesso dos estudantes autistas.
O Autism Community Toolkit: Systems to Measure and Adopt Research-based Treatments (ACT SMART) é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a adoção e a utilização de EBPs para autismo em diversos contextos. Um estudo recente descreve o processo de redesign iterativo do ACT SMART, adaptando-o especificamente para uso em escolas de ensino fundamental e médio. A pesquisa envolveu a coleta de feedback de administradores escolares, professores, estudantes autistas, pais e cuidadores, utilizando métodos mistos como grupos focais e questionários.
Os resultados indicaram que o ACT SMART foi considerado aceitável, viável e apropriado para o ambiente escolar. No entanto, a usabilidade da ferramenta, ou seja, a facilidade com que os educadores podem utilizá-la para atingir os objetivos desejados, apresentou algumas limitações. Para melhorar a usabilidade, foram propostas modificações, como integrar o toolkit às estruturas escolares existentes, como treinamentos durante dias de desenvolvimento profissional e alinhamento com o planejamento orçamentário do distrito. Além disso, foram sugeridas alterações no conteúdo, como simplificar a linguagem e encurtar as avaliações, para tornar o ACT SMART mais acessível e eficaz para as escolas. Este estudo destaca o potencial de ferramentas que apoiam a seleção e a adoção de EBPs em escolas públicas, com o objetivo de promover melhores resultados para alunos autistas.
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