Música e Autismo: Validação de Ferramentas de Avaliação Terapêutica
A musicoterapia tem se mostrado uma abordagem promissora no tratamento de indivíduos com autismo, mas a necessidade de ferramentas de avaliação mais precisas e validadas é evidente. Um estudo recente investigou a validade convergente do instrumento Music in Everyday Life (MEL), buscando compreender como a música se manifesta nas atividades diárias dessas pessoas.
O estudo analisou as relações entre as subescalas do MEL (Atividades Conjuntas com Música [MEL-JAM] e Atividades de Rotina com Música [MEL-RAM]) e as subescalas do Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS) e da Social Responsiveness Scale (SRS). Os dados foram coletados de 106 participantes em quatro países, e a análise estatística revelou correlações positivas, ainda que modestas, entre as subescalas do MEL e as pontuações do ADOS. Essa correlação sugere uma relação entre o uso da música no dia a dia e as características diagnósticas do autismo.
No entanto, é importante ressaltar que as correlações encontradas podem não ser tão significativas clinicamente, dada a heterogeneidade entre os instrumentos de avaliação. Surpreendentemente, não foram encontradas correlações entre as subescalas do MEL e o SRS. Os autores do estudo enfatizam a necessidade de pesquisas futuras para determinar se avaliações diagnósticas que medem a gravidade dos sintomas são relevantes para estabelecer a validade de instrumentos de avaliação em musicoterapia. Além disso, recomendam a realização de outras formas de validação para o MEL, como a análise fatorial, para aprimorar sua precisão e confiabilidade. A busca por ferramentas de avaliação mais robustas e sensíveis é crucial para otimizar os benefícios da musicoterapia para indivíduos com autismo.
Origem: Link